Sessão Solene na Câmara de Vereadores encerra comemorações do 14 de Março

Após um dia recheado de atividades em homenagem ao 56º Aniversário de Emancipação Política de Governador Mangabeira, a Sessão Solene na Câmara de Vereadores encerrou as comemorações com louvor. Além de homenagear 11 moradores que vieram de outros municípios com o Titulo de Cidadão Mangabeirense, a Sessão inaugurou a Galeria dos vice-prefeitos, que homenageia todos aqueles que passaram pelo cargo com suas respectivas fotos. Um “momento histórico”, de acordo com todos os convidados, já que não é comum ver homenagens a vice-prefeitos. Eles receberam ainda uma placa de agradecimento. A galeria leva o nome do 1° vice-prefeito do município, José Raimundo do Nascimento, conhecido carinhosamente como Professor Zeinho.

Seguindo o roteiro de homenagens, as escolas estaduais Edgard Santos e José Bonifácio e a escola municipal Angelita Gesteira receberam um Preito de Gratidão pelos 40, 66 e 25 anos, respectivamente, de serviços educacionais prestados ao município, contribuindo para a formação humana e cidadã de diversas gerações de mangabeirenses.

O orador oficial da Gestão, Wilson Dias, filho do ex-prefeito Juca Dias, destacou que prefere olhar para o futuro e pensar nas melhorias que podem ser feitas e, utilizando a sua experiência e visão empreendedora, deu algumas ideias de ações para impulsionar o desenvolvimento do município. Entre elas, sugeriu um melhor aproveitamento de recursos e das estruturas de conhecimento e pesquisa da região, como o Rio Paraguaçu, parcerias com a UFRB e a Embrapa, investimentos no cultivo de fumo e mandioca e na agricultura familiar em geral.

“Nosso município tem um enorme potencial agropecuário, 63% da população vive na área rural. Esta população pode melhorar a produtividade, se estiver mais organizada e receber assistência técnica especializada, aumentando o PIB, fazendo o dinheiro circular e ajudando a desenvolver toda a cidade”, defendeu. Ele também se colocou à disposição para parcerias e garantiu que apoiará o município sempre que possível.

Já o prefeito Marcelo Pedreira, disse que o maior merecedor de todas as homenagens é o povo mangabeirense, que trabalha dia-a-dia para erguer este município cada vez mais. Marcelo também agradeceu ao vice-prefeito, aos vereadores e às autoridades visitantes pelo apoio e parceria e aos servidores municipais pela dedicação que têm demonstrado ao trabalhar pela cidade. Ele também elogiou a organização do desfile cívico. “O que vimos hoje foi uma aula de civismo. Ver as crianças das séries iniciais cantando o nosso hino com amor mostra que, além de ministrar aulas, as nossas escolas estão ensinando cidadania e educação. É assim que se constrói uma sociedade melhor”, exaltou.

Estiveram presentes: o vice-prefeito Orlandinho Leite; o deputado estadual Pedro Tavares; o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; a vereadora de Cruz das Almas Camila Moura; os vereadores de Cabaceiras do Paraguaçu, João Carlos e Dennis Dias; o vereador de Maragogipe, Alberto Soares; os ex-prefeitos de Cabaceiras do Paraguaçu, Aurino e Romildes Machado; o secretário de Saúde e Mutuípe, André Eloy; secretários, ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos municipais; e lideranças políticas locais, além de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira