Servidores da Saúde participam de roda de Terapia Comunitária

Nesta quarta-feira (23), os servidores da Saúde tiveram a oportunidade de participar de uma roda de Terapia Comunitária. Através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Irmã Ana Helena, do grupo de Irmãs da Santa Cruz, as terapeutas Graça Farani, Ilza Fábia e Andrea Fernandes vieram fazer este trabalho.

A Terapia Comunitária é um espaço para acolhimento e tratamento do sofrimento do cotidiano antes que ele vire uma doença. A ideia não é substituir a psicoterapia nem a prática médica e sim fazer um trabalho complementar e preventivo. Segundo a terapeuta Graça Farani, o método é “um instrumento para empoderar. Fazer com que cada um aprenda a se cuidar, descobrir o seu próprio valor”. Através dela, é possível reconhecer e aliviar os sofrimentos da alma.

O secretário Tiago Pedreira, que participou da roda, afirmou que é importante fazer estes momentos com os profissionais de saúde. “Nós, que nos preocupamos tanto em cuidar do outro, hoje vamos cuidar um pouco de nós mesmos”, completou.

Para isso, é aberto um espaço para que cada um possa compartilhar seus sofrimentos e preocupações do cotidiano e, através do desabafo e da troca de experiências, conseguir aliviar a dor. Além disso, são utilizadas dinâmicas e músicas para deixar o momento mais acolhedor. “O objetivo da terapia é falar para não adoecer. Cada um deve prestar mais atenção no dia-a-dia e fazer o possível para sair do sofrimento, entendendo que a felicidade está atrelada ao conhecimento de si mesmo”, explicou a terapeuta.

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed