Na noite de ontem a Secretária Municipal de Educação realizou a Abertura da Jornada Pedagógica 2023 com o tema “Educação Antirracista: As vozes que ecoam por igualdade”. O evento foi prestigiado por profissionais da educação e figuras importantes do setor educacional.
O objetivo da jornada é discutir estratégias para a conscientização antirracista na educação, enfatizando a importância da inclusão da temática da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares, de acordo com as Leis 10.639/03 e 11.645/08.
O Reitor do Centro Universitário Maria Milza, Professor Dr. Weliton Almeida, ressaltou a importância da escola como espaço de diálogos e lutas e a necessidade de desenvolver estratégias para promover equidade e humanização da educação.
A Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Antônia Maria Bela da Conceição Soares, falou sobre a importância da educação antirracista para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Já o Prefeito, Marcelo Pedreira, destacou a importância da educação na luta contra o racismo e na construção de uma sociedade mais plural e inclusiva, além dos melhores índices que o município vem alcançando na parte educacional, graças a uma gestão séria, que pensa em tudo e oferece material didático, alimentação escolar, profissionais qualificados e estrutura física de primeira para os alunos do Sistema Municipal de Ensino.
O Secretário Municipal de Educação, Ribamar Rodrigues Ferreira, afirmou que a luta contra o racismo deve estar presente em todas as esferas da sociedade, especialmente na educação. “É através da educação que formamos cidadãos conscientes e comprometidos com a igualdade e a justiça social”, afirmou. O Secretário salientou ainda a importância da inclusão de temáticas antirracistas nos currículos escolares e de trabalhar para promover igualdade de oportunidades e valorização da diversidade cultural. “Não há como pensarmos em uma sociedade justa sem que a educação seja antirracista e promova a equidade. É por isso que devemos trabalhar arduamente para que essa seja uma pauta permanente nas nossas escolas”, concluiu.