Secretaria de Saúde realiza remapeamento das equipes das Unidades Básicas

Na última sexta-feira (16), o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma Assembleia para remapeamento de todas as equipes das Unidades de Saúde da Família. Esta medida cumpre mais um compromisso do Governo da Mudança com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e tem como objetivo reorganizar as equipes para atender 100% da população mangabeirense, facilitando o acesso dos usuários aos serviços e fortalecendo as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde de forma integral e contínua.

Contando com a presença de todos os enfermeiros, Agentes Comunitários e representantes da Secretaria de Saúde, a Assembleia foi aberta pelo secretário Tiago Mendonça e coordenada pela coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Lainara Lopes.

Devido ao crescimento territorial de algumas áreas do município, como Projeto, Loteamento Juca Dias, Minha Casa Minha Vida – Portão e Vanju, a Secretaria notou a necessidade de uma reorganização para distribuir a população destes locais de forma igualitária em cada micro área, atendendo as determinações da Política Nacional da Atenção Básica.

Cada micro área é coordenada por um ACS, ligado a uma Unidade. Assim, cada Agente fica responsável por aproximadamente 150 famílias, quando a micro área é rural, e 250 quando é urbana. “Nessa perspectiva, buscamos sempre a melhoria do acesso à saúde para que a população tenha um atendimento eficaz e operante nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou a coordenadora.

A pauta da reunião foi registada em Ata, gerando um documento que deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e, depois, se tornar um Decreto para dar legalidade ao remapeamento.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed