Secretaria de Saúde realiza 1ª Capacitação em Urgência e Emergência

Entendendo a necessidade de qualificação e aperfeiçoamento constante, para que o serviço de Saúde ofertado no município seja cada vez melhor, a Secretaria de Saúde realizou, nos últimos dias 20 e 21, a 1ª Capacitação em Urgência e Emergência para profissionais da assistência de Média Complexidade do município. Ministrada pelas enfermeiras emergencistas Juliana Lobo e Carla Alencar e pelo Bombeiro Civil Ferreira, a capacitação se dividiu entre teoria e prática, intercalando os dois momentos para melhor fixação do conteúdo.

Voltado para técnicos de enfermagem do CMDOA, equipe do SAMU e condutores de ambulâncias, o curso abordou as seguintes temáticas: A importância do Suporte Básico de Vida; Reanimação cardiorrespiratória em adultos, crianças e lactentes; Desobstrução de vias aéreas; Uso do Desfibrilador Externo Automático; Segurança da cena; Classificação do trauma, Avaliação primária e secundária; Retirada do capacete de vítimas de acidentes motociclísticos; e abordagem a vitimas de acidentes automobilísticos.

Mais uma vez, o Governo da Mudança traz ações inovadoras. Apesar de instalada na cidade desde 2011, a equipe do SAMU nunca havia recebido nenhum tipo de capacitação ou qualificação promovida pela Secretaria de Saúde. Além disso, a inclusão dos condutores de ambulâncias no treinamento é outra importante novidade que demonstra a preocupação com todo o processo de atendimento em seus mais diversos estágios. “Entendemos que o papel deles vai além de transportar pessoas, são peças fundamentais no processo de salvar vidas”, explicou Márcia Rezende, enfermeira e coordenadora do CMDOA.

A coordenadora afirmou ainda que o momento foi o início um projeto extremamente necessário pensado para o município, que é a capacitação dos profissionais de saúde. Ela ressaltou que o retorno que cada um pode dar é ofertar, cada vez mais, uma assistência de qualidade, não apenas do ponto de vista técnico, mas também do humano. “Para mim, enquanto coordenadora e profissional, foi um prazer, uma realização e um orgulho ver efetivada uma das ações da gestão do Governo da Mudança através da minha equipe, porque assistência de qualidade é prioridade. E não vamos parar por aí”, garantiu.

Ao final do curso, os participantes receberam um certificado de 20 horas.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed