Secretaria de Saúde realiza 1ª Caminhada Outubro Rosa

Aproveitando o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta quinta-feira (19), a 1ª Caminhada Outubro Rosa. Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para maiores chances de cura da doença, a caminhada saiu da Câmara Municipal e percorreu as principais ruas do centro da cidade, indo até a Quadra Municipal, onde aconteceu um momento de reflexão, lanche e o sorteio de brindes doados pelo comércio local.

O prefeito Marcelo Pedreira comemorou a presença em massa dos mangabeirenses na caminhada, o que, para ele, demonstra que a população está consciente. Ele disse ainda que o ato de conscientização é necessário, para lembrar que é importante fazer o autoexame e a mamografia, já que o câncer é uma doença silenciosa e, muitas vezes, quando descoberto, já não há mais chances de cura.

Marcelo também parabenizou e agradeceu à equipe da Secretaria pela realização do evento e pelo empenho diário em cuidar da saúde de Governador Mangabeira. “Estamos construindo uma nova saúde no município, mais humanizada, com um atendimento de respeito e carinho. É uma equipe de pessoas que se dedicam dia-a-dia nas unidades e tem feito o máximo para servir com mais amor e qualidade à população”, elogiou.

O secretário Tiago Pedreira advertiu que, apesar de o mês de outubro ser lembrado como o mês da luta contra o câncer de mama, os cuidados devem se estender durante todo o ano. Por isso, ele ressaltou que as Unidades de Saúde da Família do município estão à disposição da população, com profissionais capacitados para fazer todas as orientações necessárias. O secretário adiantou ainda que, no mês de novembro, marcado pela luta contra o câncer de próstata, também serão realizadas ações de conscientização voltadas para os homens.

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira