Secretaria de Saúde capacita profissionais das Unidades Básicas de Saúde para identificar casos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Numa ação conjunta entre as Coordenações de Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria de Saúde está realizando a capacitação dos profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde, para a realização do teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Esse teste é feito com apenas uma gota de sangue e seu resultado se dá em menos de 30 minutos. Está disponível em todas as Unidades, onde o usuário também recebe orientação e resultado prévio.

A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde para os profissionais das respectivas unidades: médicos, dentistas, técnicos de enfermagem e técnicos de saúde bucal. Segundo Lainara Lopes, Coordenadora da Atenção Básica, “a ideia é que todos estejam preparados para realizar os testes e identificar rapidamente os casos de doença”, pontuou.

O município vem realizando monitoramento dos casos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C junto aos apoiadores do Departamento de Atenção Básica da SESAB, que liberam planilhas para que o município acompanhe os casos existentes auxiliem no combate dessas doenças. Marcia Damasceno, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, “estes casos vêm aumentando de forma considerável no estado e os Testes Rápidos auxiliam na sua prevenção e combate”.

O Teste Rápido também será realizado nas ações de saúde itinerante; nos eventos em parceria com instituições da sociedade civil, como escolas, associações, igrejas e clubes; e nas ações do Governo da Mudança, levando o Teste para mais perto do cotidiano das pessoas e das localidades, principalmente aquelas localizadas na zona rural.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed