Secretaria de Educação realiza mais um encontro do Projeto Família na Escola

Em mais uma ação para melhorar a qualidade da Educação oferecida no município, a Secretaria de Educação, através do Departamento Pedagógico, realizou na noite de ontem (10) mais uma etapa do projeto “Família e Escola: Juntos construímos uma educação melhor!”. Reunindo pais, alunos e profissionais da rede municipal, o evento contou com palestras e dinâmicas, todos voltados para incentivar a presença da família na escola e o acompanhamento dos estudos dos filhos.

O projeto, que está acontecendo desde maio e teve um dos seus momentos de culminância na noite de ontem, reunindo pais de alunos de escolas da sede e proximidades, surgiu a partir da necessidade identificada pela Secretaria de aproximar a família da escola, entendendo que a melhoria da educação só é possível com o envolvimento dos familiares.

Após o momento de oração, a gestora do Departamento Pedagógico, Jaqueline Brandão, deu as boas vindas e explicou, através de uma dinâmica, o que é o projeto e a importância da parceria Família-Escola.

O secretário de Educação, Ribamar Rodrigues, agradeceu a presença dos pais e destacou que a intenção é convidá-los a participar cada vez mais da vida escolar dos filhos. “São apenas quatro horas na escola, é muito pouco tempo para o volume de informações. A tarefa de educar não cabe só à escola, vocês precisam ajudar nesse processo”, alertou. Ribamar afirmou também que reconhece que as escolas ainda precisam de melhorias, mas que o governo está trabalhando incansavelmente para que nossos alunos possam ter as mesmas oportunidades e concorrer em pé de igualdade com os estudantes das melhores escolas.

A palestrante da noite, a coordenadora pedagógica e psicanalista Ana Paula Santana, falou sobre a importância da qualidade do tempo dedicado aos filhos. Para ela, só uma boa base familiar é capaz de contribuir para a melhora da sociedade, reduzindo a ocorrência de violência, uso de drogas, entre outros problemas. A psicanalista explicou que os pais devem incentivar seus filhos e demonstrar interesse pelas suas atividades, pois se eles não tiverem um ambiente saudável em casa, não irão bem na escola. Ela lembrou ainda que é fundamental acompanhar o desenvolvimento escolar e buscar estar sempre presente, não ir à escola apenas quando é chamado.

A noite de atividades também contou com um momento de descontração, comandado pelo professor Ivson Conceição, e a exibição de um vídeo dedicado aos pais, produzido pelos alunos da rede municipal.

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira