Secretaria de Educação realiza II Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC) encerrou as atividades do II Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa comemorando os bons resultados educacionais alcançados pelo município nestes quase dois anos de trabalho. O evento, que aconteceu no Centro Paroquial e teve início ontem, discutiu o tema Práticas Reflexivas no Ciclo de Alfabetização.

Com o objetivo de promover a troca de experiências sobre as atividades bem sucedidas desenvolvidas durante o ano letivo nas turmas do Ciclo de Alfabetização e da EJA, o seminário contou com a participação de professores, gestores e servidores da SEDUC, além de alunos do 1° ao 3° anos do Ensino Fundamental e da EJA.

Durante o primeiro dia de atividades, os participantes assistiram a apresentações teatrais, contação de histórias, jogos pedagógicos e declamação de poemas. Já no segundo momento, os professores expuseram as práticas desenvolvidas no Ciclo.

O prefeito Marcelo Pedreira e o secretário Ribamar Rodrigues participaram da abertura do Seminário. O secretário destacou que o Pacto só passou a funcionar efetivamente no município a partir de 2017, afirmação comprovada pelos dados, que demonstram que o município conseguiu elevar o IDEB do município e atingir a meta determinada pela Secretaria Estadual de Educação. “Queria parabenizar educadoras do município por esta conquista. Muitas vezes, o aluno passa pelo ensino fundamental, médio, e chega ao superior sem saber ler e escrever bem, precisando fazer reforços. Nosso objetivo é fazer as pessoas se emanciparem. De que forma? Sabendo ler, escrever, se posicionar. Acho que esse é o grande desafio da educação”, concluiu.

Já o prefeito, defendeu que as despesas com educação não devem ser vistas como gastos, mas sim como investimento. “Nós temos a alegria de dizer que estamos chegando ao final do segundo ano de gestão colocando a educação como um setor primordial das ações de governo. Trabalhamos em tudo aquilo que envolve as condições necessárias para que a gente possa oferecer o melhor na formação dos nossos alunos, da parte pedagógica à estrutural”, garantiu.

Como reconhecimento pelo trabalho realizado durante este período e pelos resultados positivos do IDEB, o município recebeu da Editora FTD uma placa de homenagem, entregue ao Prefeito pela equipe coordenadora do Ciclo de Alfabetização.

Por Simone Santos/ AGECOM