Secretaria de Assistência Social realiza debate sobre abuso sexual infantil

Na última terça-feira (29), a Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Esporte realizou uma tarde de discussões sobre o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento aconteceu na Câmara Municipal e foi o encerramento das atividades da campanha “Faça Bonito, Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, desenvolvido ao longo do mês de maio em referência ao Dia Nacional de Combate Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A discussão contou com a presença da Assistente Social Miriam Caldas, que fez uma palestra com o tema “Conhecendo, Lutando e Combatendo”, onde explicou os conceitos de SUAS, Assistência Social, suas estruturas, serviços oferecidos e áreas de atuação. Ela também falou sobre os tipos de violência e seus efeitos físicos e psicológicos e o perfil dos abusadores, além de orientações sobre como agir em caso de suspeita de abuso, destacando a importância de prestar atenção às crianças próximas, especialmente pais, professores e agentes comunitários de saúde.

A profissional também elogiou a Assistência Social ofertada pela Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira que, de acordo com ela, oferece diversos serviços importantes à população.

O prefeito Marcelo Pedreira, que fez a abertura do evento, explicou que, após um ano dedicado ao planejamento e à reorganização do município, chegou o momento de investir mais na área social para promover a melhoria da qualidade de vida da população. “Depois de resgatar a autoestima do município, é chegada a hora de dinamizar as políticas sociais, realizando tudo que estiver ao nosso alcance para que todos aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social recebam atenção, carinho e possam viver com mais dignidade. Mas, mesmo em um ano de organização, esbarrando nas limitações financeiras, já temos resultados muito efetivos que demonstram o caráter social do Governo da Mudança”, comemorou.

Já o secretário José Santana, lembrou que a finalidade da Assistência Social vai muito além de simplesmente doar cestas básicas, enxovais, urnas funerárias, entre outros. “É defender os direitos dos cidadãos. Combater os abusos contra crianças e adolescentes é responsabilidade de cada um, mesmo que não tenha casos dentro da família”, completou. O secretário falou ainda que a equipe tem trabalhado na busca de soluções para os problemas sociais e que o governo vê a inclusão como um dos principais meios de combatê-los.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira