Secretaria de Assistência Social realiza debate sobre abuso sexual infantil

Na última terça-feira (29), a Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Esporte realizou uma tarde de discussões sobre o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento aconteceu na Câmara Municipal e foi o encerramento das atividades da campanha “Faça Bonito, Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, desenvolvido ao longo do mês de maio em referência ao Dia Nacional de Combate Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A discussão contou com a presença da Assistente Social Miriam Caldas, que fez uma palestra com o tema “Conhecendo, Lutando e Combatendo”, onde explicou os conceitos de SUAS, Assistência Social, suas estruturas, serviços oferecidos e áreas de atuação. Ela também falou sobre os tipos de violência e seus efeitos físicos e psicológicos e o perfil dos abusadores, além de orientações sobre como agir em caso de suspeita de abuso, destacando a importância de prestar atenção às crianças próximas, especialmente pais, professores e agentes comunitários de saúde.

A profissional também elogiou a Assistência Social ofertada pela Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira que, de acordo com ela, oferece diversos serviços importantes à população.

O prefeito Marcelo Pedreira, que fez a abertura do evento, explicou que, após um ano dedicado ao planejamento e à reorganização do município, chegou o momento de investir mais na área social para promover a melhoria da qualidade de vida da população. “Depois de resgatar a autoestima do município, é chegada a hora de dinamizar as políticas sociais, realizando tudo que estiver ao nosso alcance para que todos aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social recebam atenção, carinho e possam viver com mais dignidade. Mas, mesmo em um ano de organização, esbarrando nas limitações financeiras, já temos resultados muito efetivos que demonstram o caráter social do Governo da Mudança”, comemorou.

Já o secretário José Santana, lembrou que a finalidade da Assistência Social vai muito além de simplesmente doar cestas básicas, enxovais, urnas funerárias, entre outros. “É defender os direitos dos cidadãos. Combater os abusos contra crianças e adolescentes é responsabilidade de cada um, mesmo que não tenha casos dentro da família”, completou. O secretário falou ainda que a equipe tem trabalhado na busca de soluções para os problemas sociais e que o governo vê a inclusão como um dos principais meios de combatê-los.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed