Projeto Mangabeira Mobiliza realiza oficina para formação de professores

A Secretaria de Educação e Cultura do Governo da Mudança implantou em 2017 o Projeto Mangabeira Mobiliza, com o objetivo de elevar os índices educacionais de Governador Mangabeira, por meio da formação continuada dos professores, e, consequentemente, do trabalho desenvolvido em sala de aula.

Nesta terça, (11), na Câmara Municipal ocorreu mais uma etapa do Projeto Mangabeira Mobiliza – IDEB 2019, com a realização da Oficina de Língua Portuguesa para Formação de Professores, orientada por Cíntia Coutinho, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e por Elaine Mattos, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Em parceria com os professores do IFBaiano, a oficina utilizou uma matriz de referência do SAEB, do componente curricular Língua Portuguesa, para trabalhar a formação dos professores das turmas de 2 e 5 anos; os professores de Redação e Língua Portuguesa do 9º ano e os coordenadores pedagógicos.

O SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é um sistema composto por três avaliações externas, que têm como principal objetivo avaliar a educação nacional em suas diversas esferas. O resultado dessas avaliações é usado para calcular o IDEB, um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas do país.

O Mangabeira Mobiliza integra o conjunto de ações que coloca a educação do município entre as 20 melhores do Estado, com investimentos em alfabetização; material didático de excelência; a melhor merenda escolar da Bahia; fardamento e agasalho; transporte escolar em três turnos para todas as localidades; modernização e requalificação das escolas municipais; valorização salarial e formação continuada dos profissionais.

Presente ao evento, o secretário de Educação, Ribamar Rodrigues afirmou: “Investir em ações como esta revela a prioridade com que o Governo da Mudança trata a educação, investindo na formação continuada dos professores, o que já está refletindo na aprendizagem dos alunos. E, mais importante ainda, trabalhando a questão do planejamento para o desenvolvimento de habilidades e competências na área do conhecimento”, concluiu.