Projeto Barriga Feliz ele autoestima das gestantes, mães e seus filhos.

Queila Machado tem 30 anos, casada e é mãe de Lara, com 2 anos de idade. Formada em enfermagem há 06 anos, com pós-graduação em saúde coletiva, com ênfase em sanitarismo, Queila começou a trabalhar na Unidade de Saúde da Família, Ana Coutinho Simões, no bairro do Projeto, em agosto de 2017. Ao iniciar o trabalho na unidade, Queila percebeu que havia uma grande quantidade de gestantes que frequentava regularmente as consultas de pré-natal e a maioria demostrava que o período da gravidez as deixavam com a auto estima muito baixa.

Sensibilizada com a situação e com o objetivo de elevar a autoestima dessas mulheres, Queila e sua equipe criaram o projeto BARRIGA FELIZ, cuja proposta inicial era fotografar essas gestantes. Entretanto, devido à grande aceitação e ótima receptividade, em 2019 resolveram ampliar o projeto, que passou a se chamar MAMÃE FELIZ, pois a contemplar as gestantes e as mamães e seus filhos com até 1 ano e 6 meses.

A primeira parte do projeto, consiste na realização de um ensaio fotográfico e a segunda parte, a culminância do projeto, com entrega dos porta-retratos e de um arquivo digital com as fotos de cada participante. Todas as gestantes e mães que participaram do projeto são as que frequentam o serviço de pré-natal e puericultura no PSF. Vale ressaltar que é muito importante a assiduidade da gestante nas consultas do pré-natal e das crianças no Programa de Puericultura. Todas as unidades de saúde do município ofertam estes serviços de forma gratuita e integral com enfermeiros, médicos, dentistas e agentes comunitários de saúde.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed