Programa Saúde com Agente capacita Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

O Programa Saúde com Agente teve início em outubro de 2022 e foi criado para fortalecer as políticas de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde – SUS por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde- ACS e Agentes de Combate às Endemias – ACE.

É importante que eles recebam formação adequada e contínua para realizar suas atividades de forma eficiente e segura, contribuindo para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Aqui em Governador Mangabeira, eles estão sendo capacitados, pelos preceptores Rafael Brandão, Joseane Vilaça e Marta Sousa que realizam o acompanhando da parte prática do curso, além das atividades presenciais os participantes utilizam a plataforma AVA com o suporte da tutora Aliny Rocha.

A Secretária Municipal de Saúde vem dando todo incentivo e suporte através de um espaço pedagógico com banda larga, material didático, kit de uso individual e equipamentos para às atividades práticas.

A ação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido.

A iniciativa objetiva melhorar os indicadores de saúde e a qualidade dos serviços de atenção primária, além de valorizar os agentes como educadores para a cidadania na saúde, por meio de uma maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.