Profissionais da Educação lotam primeiro dia de Jornada Pedagógica 2018

Nesta quarta-feira (31), aconteceu o primeiro dia Jornada Pedagógica 2018. Realizado pela Secretaria de Educação, no Centro Educacional Angelita Gesteira (CEAG), o evento, que teve como tema “A educação numa perspectiva contemporânea: Agregando saberes ao fazer pedagógico no sistema municipal de ensino”, contou com a presença massiva de professores, gestores, coordenadores e demais profissionais da Educação que atuam no município.

Na solenidade de abertura, que começou logo após o credenciamento e café da manhã, autoridades e representantes de diversos órgãos e instituições estiveram presentes.

O secretário de Educação, Ribamar Rodrigues, lembrou que, após um primeiro ano marcado por dificuldades causadas pela crise econômica e pelo novo momento vivo no município, o trabalho realizado na pasta começa a se consolidar e gerar resultados positivos. “Antes, a nossa educação era taxada como inferior. Se falava que o melhor estava nas cidades circunvizinhas. Hoje, não tenho dúvida nenhuma de que o melhor é aqui em Governador Mangabeira”, defendeu, sendo calorosamente aplaudido. Ele também colocou a Secretaria à disposição para ajudar a promover uma educação cada vez melhor no município e pediu que todos se dediquem ao máximo para que seja mais um ano de sucesso.

Já o prefeito Marcelo Pedreira, disse que a Jornada é um momento de muita alegria que marca o início do ano letivo e destacou que o governo municipal reconhece a forma dedicada, séria e amorosa com que estes profissionais têm ajudado a conduzir a educação no município. “Cada aluno que escolhe o Sistema Municipal de Ensino depende da nossa vontade de fazer com que todos tenham uma caminhada de êxito através da educação e vocês têm feito isso com maestria. Por isso, o meus mais sinceros agradecimentos”, elogiou.

Marcelo agradeceu também às instituições de ensino presentes no município – IF Baiano e Faculdade Maria Milza – pela parceria, que tem contribuído com o desenvolvimento local não apenas no setor educacional. Segundo ele, a forma com que a educação tem sido conduzida aqui traz esperança de dias melhores no futuro. “Vamos, passo a passo, continuar caminhando no sentido de melhorar a educação no município com a convicção muito clara de que é pela educação que se constroi uma sociedade melhor”, concluiu.

Após a solenidade de abertura, os educadores assistiram a uma palestra com o mesmo tema do evento, mediada pela professora mestra Silvana Ferreira. O evento contou ainda com a apresentação do músico Ariel Duarte, que animou o inicio das atividades com clássicos da música popular brasileira.

Já na turno da tarde, os profissionais da educação participaram de oficinas de diversos temas voltados para avaliação e aprendizagem, divididos nos segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Gestores.

Também fizeram parte da mesa de abertura: o presidente da Câmara Municipal, Cronor Costa; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria das Dores de Alcântara; o coordenador geral da APLB, Rui Oliveira; a representante da APLB, Marlene Borges; a representante da APLB Regional, Alina Rita Leite; a diretora do CEAG, Telma Pereira; os secretários Albano Fonseca, Derlan Queiroz, Ismael Gomes, José Santana, Pedro Borges e Tiago Mendonça; os vereadores Fábio de Telinho, Tia Conce e Zé Poeira; e representantes do IF Baiano, da APAE e do Conselho Tutelar.

As atividades da Jornada Pedagógica continuam amanhã (1), durante todo o dia no colégio CEAG.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira