Prefeito participa de aula inaugural do Universidade para Todos

Começaram ontem (11) na nossa cidade as aulas do Universidade para Todos, curso que prepara os jovens para prestarem vestibulares e Enem. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria Estadual de Educação, através da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), as aulas acontecem no período da noite no CEAG.

O prefeito Marcelo Pedreira, o vice-prefeito Orlandinho Leite e o secretário de Educação Ribamar Rodrigues participaram da aula inaugural, onde falaram dos esforços do Governo Municipal para a realização do curso e também entregaram os módulos e uniformes que deverão ser utilizados no decorrer do curso.

O secretário de Educação destacou que, apesar dos ensinos médio e superior não serem competências do Município, a Secretaria tem feito todos os esforços para atingir também esse público, fazendo o possível para viabilizar capacitações e possibilitar o acesso à universidade.

Já o prefeito Marcelo Pedreira, também declarou que a Prefeitura estará sempre disposta a contribuir para que cada vez mais jovens tenham acesso à universidade. Além da parceria no curso, outras ações já foram desenvolvidas nesse sentido, como a disponibilização de transportes nos três turnos para cidades como Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, com roteiros que atingem até as comunidades mais distantes, além de manter o canal de diálogo sempre aberto com a classe, para ouvir as demandas e apoiar no que for possível.

Marcelo falou ainda da felicidade de ver que todos os monitores do curso são do município, um pedido feito com ele nas conversas iniciais para firmar a parceria. “Fico feliz em ver que todos são de famílias humildes, que conseguiram vencer através da educação e agora compartilham seu conhecimento para que outros possam vencer também”, comemorou.

A gestora do Polo de Valença, Isabel Cristina Gomes, agradeceu ao prefeito pela disponibilidade e acolhimento desde o início. A gestora ministrou ainda a aula inaugural com o tema Projeto de Vida e apresentou o conteúdo do programa.

Como o número de inscritos superou as expetativas – foram 72 selecionados para 50 vagas –, o prefeito se comprometeu ainda a dialogar com a Secretaria Estadual de Educação para que uma nova turma seja aberta, podendo assim atender a esses 22 excedentes e disponibilizar mais 28 novas vagas. “No que depender do Município, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para elastecer essa parceria. Estou confiante de que vamos conseguir aumentar o número de turmas”, garantiu.

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira

IMG_5538 IMG_5536 IMG_5513 IMG_5552