Prefeito participa de Sessão Especial em homenagem ao 20 de Novembro

Na última terça-feira, foi realizada na Câmara Municipal uma Sessão Especial em homenagem ao 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Durante a Sessão, foram entregues comendas a personalidades negras do nosso município, escolhidas pelos vereadores da Casa. Com a galeria lotada, o público assistiu à peça “Os Escravos”, baseada na obra de Castro Alves e apresentada pela Companhia de Teatro Elementos.

O Orador Oficial da sessão foi o professor, advogado e secretário municipal de Educação, Ribamar Rodrigues. Durante a sua fala, o orador destacou a importância da data para provocar a reflexão sobre práticas cotidianas, como o uso de termos racistas, a exemplo da palavra “denegrir”. Ele também apresentou dados sobre a população negra no país, como porcentagem dos jovens negros que são mortos no país e dos que frequentam as universidades.

O secretário defendeu ainda a necessidade das Leis antirracistas e da valorização do legado que os povos africanos deixaram, como forma de exaltar a raça e levantar a autoestima da população negra.

Já o prefeito Marcelo Pedreira, falou da história de cada um dos homenageados e do orador, citando-os como exemplos de superação, apesar das dificuldades e preconceitos enfrentados. Ele também afirmou que, em Governador Mangabeira, a Prefeitura Municipal prioriza o tratamento igualitário como forma de combater os preconceitos e desigualdades. “É importante colocar na prática o discurso e tratar a todos com igualdade. Aqui, nós buscamos diariamente que os 21 mil habitantes sejam tratados sempre com amor, carinho, acolhimento e respeito. Temos que colocar nas políticas públicas a vontade de sermos um só”, finalizou.

Por Simone Santos/AGECOM