Prefeito assina Ordem de Serviço para implantação do Projeto de Iluminação Pública em LED

Na tarde desta quarta-feira (16), o prefeito Marcelo Pedreira assinou o contrato e a Ordem de Serviço para implantação do Projeto de Iluminação Pública em LED, que vai tornar a cidade muito mais bonita, iluminada e segura. Em um investimento de quase cinco milhões de reais, serão substituídos 2.847 pontos da iluminação pública, na sede e na zona rural, e 1.860 pontos nos diversos órgãos públicos que compõem a estrutura do governo municipal.

Esta é uma ação inédita na região, Governador Mangabeira será o primeiro município do Recôncavo que contará com iluminação pública 100% em LED e o quarto da Bahia a implantar um sistema desta magnitude. “Além de embelezar e modernizar o município e contribuir para a segurança pública, a implantação do projeto vai nos permitir prestar serviços ainda mais eficientes na manutenção, pois a empresa contratada vai, por cinco anos, cuidar dar reposição de lâmpadas e toda conservação do equipamento, tendo por obrigação atender à reclamação do consumidor em um prazo máximo de 72 horas”, explicou o prefeito.

Marcelo também adiantou que será criada uma estrutura para que a população possa relatar, através do Whatsapp com um numero exclusivo, eventuais problemas com a iluminação pública, agilizando assim a resolução.

Além de todos os benefícios já citados, o projeto permitirá uma significativa redução de despesas, onde a Prefeitura deverá economizar mais de 60% com iluminação pública. Além da redução no consumo, o equipamento tem uma vida útil estimada de 15 anos – no atual, são apenas oito meses –, o que vai permitir economia também com a manutenção.

“A Prefeitura gasta com iluminação pública mais de 60 mil reais por mês. Em um ano, somente com a conta, temos uma despesa quase 800 mil reais. Quando somamos a manutenção, ultrapassa a casa de um milhão. Foi por isso que fizemos esse conjunto de esforços, onde a Prefeitura tem a sua parte, mas também tivemos que criar a CIP. Um imposto justo, porque quem pode pagar, vai pagar um pouco, e quem não pode, não vai pagar nada. Isentamos totalmente da CIP a população considerada de baixa renda, as contas de tarifa urbana com consumo até 60 kw/h e de tarifa rural até 100kw/h. É um imposto que vai retornar em benefícios para a população”, esclareceu o gestor.

Já os representantes da IRS, empresa vencedora da licitação, acrescentaram que este é um projeto de eficiência energética diferente de tudo que se vê no mercado e reafirmaram o compromisso de entregar uma cidade muito mais iluminada. Eles contaram ainda que o sistema é o mesmo utilizado em algumas das cidades mais modernas do mundo, como Nova Iorque, Londres e Hong Kong, e que, por ser um projeto caro, é um investimento muito corajoso para um município com um orçamento modesto como Governador Mangabeira.

A empresa já iniciou os trabalhos com visitas técnicas e estudos e, em breve, começará a substituição do equipamento. As primeiras localidades a receberem o novo sistema de LED serão o bairro do Portão e o distrito de Quixabeira, demonstrando a igualdade no tratamento dado pelo Governo da Mudança à sede e à zona rural.