Parceria entre Prefeitura e IF Baiano disponibiliza capacitação para professores

Em mais uma ação inovadora do Governo da Mudança, a Secretaria de Educação procurou a direção do IF Baiano – Campus Governador Mangabeira para firmar uma parceria que trará muitos benefícios ao sistema municipal de ensino. Com o objetivo de melhorar a qualificação dos profissionais e, consequentemente, os índices educacionais do IDEB e outros indicativos, um dos frutos desta parceria é o Curso de Formação Continuada “Novas Abordagens Metodológicas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

O curso, que está sendo oferecido a professores, gestores e outros profissionais da rede municipal de educação, contemplará a troca de saberes sobre as práticas de ensino das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Geografia, além de abordar a contribuição da Psicanálise na Educação.

Na noite da última quarta-feira, o prefeito Marcelo Pedreira e o secretário de Educação, Ribamar Rodrigues, foram até o campus para conversar com instrutores e professores que estão participando da formação.

De acordo com o secretário, a ideia surgiu da preocupação com a baixa pontuação nos índices educacionais que o município vinha apresentando nos últimos anos e ao perceber que a presença do Instituto na cidade não era devidamente aproveitada. “O IF Baiano está dentro de Governador Mangabeira, mas a cidade não estava dentro do IF. Estas instituições tem que ser procuradas. Nós procuramos e eles abriram todas as portas. O governo se preocupa com a educação do município, por isso, estamos empreendendo todos os esforços para que possamos melhorar estes números”, explicou. Ribamar parabenizou ainda a equipe do Instituto e os professores que se dispuseram a participar da formação.

Já o prefeito, destacou a importância da formação dos profissionais na construção de uma educação de qualidade, e declarou a sua alegria em poder contar com a parceria do IF. “Sabemos que estas instituições têm por missão também contribuir com desenvolvimento do local onde estão instaladas. E o IF Baiano tem mostrado disposição plena para que ações como esta aconteçam, seria pouco inteligente da nossa parte não aproveitar isso. Tivemos alguns encontros com a equipe, que já estão gerando estes resultados. Estabelecemos também, ao longo destes sete meses, parcerias em outros momentos, inclusive oportunizando a participação de alunos daqui em eventos até fora do estado. A Prefeitura tem buscado ajudar naquilo que é possível, como na manutenção do espaço físico, por exemplo, através da Secretaria de Meio Ambiente”, enumerou.

Marcelo lembrou ainda que a Prefeitura também está firmando parcerias com outras instituições de ensino, como as Faculdades Maria Milza e Adventista da Bahia, para trazer ainda mais benefícios para a população.

O curso, que começou neste mês de agosto, tem duração prevista até dezembro. Também já estão sendo planejadas novas capacitações para os profissionais da rede municipal em parceria com o IF Baiano, como cursos de Libras e Artes. A Prefeitura Municipal, além de todo o apoio, está oferecendo o transporte para que os professores possam se deslocar até o campus durante o curso.

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed