Parceria entre Prefeitura e IF Baiano disponibiliza capacitação para professores

Em mais uma ação inovadora do Governo da Mudança, a Secretaria de Educação procurou a direção do IF Baiano – Campus Governador Mangabeira para firmar uma parceria que trará muitos benefícios ao sistema municipal de ensino. Com o objetivo de melhorar a qualificação dos profissionais e, consequentemente, os índices educacionais do IDEB e outros indicativos, um dos frutos desta parceria é o Curso de Formação Continuada “Novas Abordagens Metodológicas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

O curso, que está sendo oferecido a professores, gestores e outros profissionais da rede municipal de educação, contemplará a troca de saberes sobre as práticas de ensino das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Geografia, além de abordar a contribuição da Psicanálise na Educação.

Na noite da última quarta-feira, o prefeito Marcelo Pedreira e o secretário de Educação, Ribamar Rodrigues, foram até o campus para conversar com instrutores e professores que estão participando da formação.

De acordo com o secretário, a ideia surgiu da preocupação com a baixa pontuação nos índices educacionais que o município vinha apresentando nos últimos anos e ao perceber que a presença do Instituto na cidade não era devidamente aproveitada. “O IF Baiano está dentro de Governador Mangabeira, mas a cidade não estava dentro do IF. Estas instituições tem que ser procuradas. Nós procuramos e eles abriram todas as portas. O governo se preocupa com a educação do município, por isso, estamos empreendendo todos os esforços para que possamos melhorar estes números”, explicou. Ribamar parabenizou ainda a equipe do Instituto e os professores que se dispuseram a participar da formação.

Já o prefeito, destacou a importância da formação dos profissionais na construção de uma educação de qualidade, e declarou a sua alegria em poder contar com a parceria do IF. “Sabemos que estas instituições têm por missão também contribuir com desenvolvimento do local onde estão instaladas. E o IF Baiano tem mostrado disposição plena para que ações como esta aconteçam, seria pouco inteligente da nossa parte não aproveitar isso. Tivemos alguns encontros com a equipe, que já estão gerando estes resultados. Estabelecemos também, ao longo destes sete meses, parcerias em outros momentos, inclusive oportunizando a participação de alunos daqui em eventos até fora do estado. A Prefeitura tem buscado ajudar naquilo que é possível, como na manutenção do espaço físico, por exemplo, através da Secretaria de Meio Ambiente”, enumerou.

Marcelo lembrou ainda que a Prefeitura também está firmando parcerias com outras instituições de ensino, como as Faculdades Maria Milza e Adventista da Bahia, para trazer ainda mais benefícios para a população.

O curso, que começou neste mês de agosto, tem duração prevista até dezembro. Também já estão sendo planejadas novas capacitações para os profissionais da rede municipal em parceria com o IF Baiano, como cursos de Libras e Artes. A Prefeitura Municipal, além de todo o apoio, está oferecendo o transporte para que os professores possam se deslocar até o campus durante o curso.

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira