Nota de Esclarecimento sobre a visita do IBAMA

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Meio Ambiente e Juventude, vem a público esclarecer à população que:

A visita do IBAMA, que resultou na apreensão de animais, não foi uma solicitação do Governo Municipal, bem como, não foi fruto de qualquer tipo de denúncia formulada pelo Município.

A visita do IBAMA é resultado de uma ação conjunta entre o Ministério Público e órgãos de fiscalização Estaduais e Federais, sendo uma operação realizada em onze cidades do Recôncavo Baiano, entre os quais está o município de Governador Mangabeira, o que pode ser comprovado através do ofício abaixo, enviado ao prefeito pelo MP-BA. Todas estas cidades circunvizinhas receberam a visita dos órgãos fiscalizadores.

Recebemos, no dia 14 de julho, uma equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) composta por representantes da FUNASA, CREA-BA, DIVISA (Vigilância Sanitária) e Polícia Ambiental, que trataram sobre a preservação do meio ambiente e a saúde pública, a exemplo do Lixão Clandestino e Esgotamento Sanitário. E foram apenas estes locais, que oferecem risco ambiental e de saúde para a população, que foram visitados na companhia do secretário Derlan Queiroz, conforme consta nas imagens.

Portanto, o Governo Municipal lamenta e repudia a forma cruel, imoral, maldosa, irresponsável e rasteira que alguns elementos envolvidos na política usam para tentar desviar o foco das ações e disseminar inverdades, no sentido de jogar a população contra o prefeito Marcelo Pedreira e o secretário de Meio Ambiente e Juventude Derlan Queiroz.

Informamos ainda que já estamos tomando as devidas providências para que os criminosos que criaram esta notícia falsa respondam judicialmente. Aproveitamos para lembrar que a veiculação de fatos mentirosos é crime tanto para quem cria, quanto para quem reproduz, por isso, a população deve tomar cuidado ao reproduzir mensagens que não condizem com a realidade.

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira

Ofício