Município realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

A última quarta-feira (16) foi o dia escolhido para a realização da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Governador Mangabeira. Realizada pela Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Esporte, a Conferência serviu para discutir e elaborar, coma  ajuda de toda a sociedade, propostas de ações para o setor social do município.

Antes de iniciar o evento, a assistente social Nara Souza explicou o conceito de Política de Assistência Social e falou sobre o objetivo da Conferência. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social fez a abertura oficial dos trabalhos. “Tenho certeza que daqui sairão boas propostas, quem sabe para ser destaque na Conferência Estadual e até Nacional. Através das propostas de vocês, vamos ajudar o prefeito e o secretário a desenvolverem um trabalho ainda melhor”, declarou.

Já o Secretário José Santana, ressaltou que Assistência Social não deve ser feita apenas pelo governo, mas de uma parceria entre governo e sociedade. Por isso, a Conferência é uma excelente oportunidade para debater e propor ações. “Estamos aqui hoje praticando o exercício da cidadania. O papel mais importante de Assistência Social é defender os direitos dos cidadãos, por isso, a conferência é um momento democrático para atingirmos este objetivo. As propostas que sairão daqui serão importantes não só para o município, mas para todo o estado e, quem sabe, até mesmo para o país”, projetou.

O prefeito Marcelo Pedreira agradeceu a presença de todos e disse que a política social só pode ser bem sucedida com a colaboração de todos. “Como é bom ver aqui diversas instituições e segmentos da nossa sociedade que disseram sim a este chamamento que não é político, mas uma forma muito clara de dizer que precisamos de vocês para delinearmos as políticas públicas na área social, que garantam às pessoas o direito de viverem com mais qualidade e dignidade”, justificou.

Marcelo falou também da felicidade de, em apenas oito meses, conseguir colocar o município como uma referência em administração e agradeceu a toda a equipe de servidores, que estão contribuindo com este feito. Para exemplificar, ele citou algumas ações já realizadas pela Assistência Social, como a distribuição de mais de 1.400 cestas básicas, mais de 200 enxovais para gestantes, 3 mil cobertores, 8 mil quilos de peixe na Semana Santa e 1.100 kits juninos e a concessão de mais de 40 alugueis sociais, obedecendo unicamente ao critério da necessidade e conseguindo melhorar substancialmente a vida daqueles que mais precisam. “Nestes oito meses, estamos mostrando como se cuida com carinho das pessoas”, defendeu.

Após a abertura, o educador físico ito Vilella coordenou uma atividade de descontração e movimento corporal. Em seguida, a assistente social e especialista em administração e gestão de projetos, Karina Madureira, realizou a palestra magna com o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, onde falou sobre Políticas Sociais, Direitos Socioassistenciais, Programas Sociais e recursos para estas ações.

O período da tarde foi reservado para a discussão dos Eixos Temáticos e plenária final para a votação das propostas, além de eleger os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

Também estiveram presentes: o vice-prefeito, Orlandinho Leite; os secretários Albano Fonseca, Derlan Queiroz, Ismael Gomes, Pedro Borges, Ribamar Rodrigues e Tiago Pedreira; a controladora geral, Priscila Borges; o procurador jurídico, Vaislan Maxsuel; os vereadores Dr. Cói, Fábio de Telinho, Grande do Portão, Mário Santana, Tina Telles, Tia Conce e Zé Poeira; a primeira dama, Ana Vitena; a secretária de Assistência Social do Município de Cabaceiras do Paraguaçu, Gracinelma Freitas; os conselheiros municipais de Assistência Social; representantes da APAE, da APLB, do Conselho Municipal de Saúde, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de escolas e igrejas; lideranças comunitárias; e assistentes sociais e estudantes de serviço social do município e de cidades vizinhas.

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed