III Conferência Municipal de Educação tem grande participação da sociedade mangabeirense

Realizada nesta sexta-feira (2), pela Secretaria de Educação, a III Conferência Municipal de Educação, com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de Políticas para a garantia do direto à educação qualidade social, pública, gratuita e laica”, contou com grande participação de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade mangabeirense.

Com o objetivo de discutir, junto com o governo municipal, ideias para as políticas públicas que serão aplicadas no setor nos próximos anos e, assim, conseguir melhorar cada vez mais a qualidade do serviço, a população lotou o auditório do colégio CEAG.

O secretário de Educação, Ribamar Rodrigues, destacou que a Conferência é um espaço democrático, onde todos os segmentos da sociedade foram convidados e têm a oportunidade de opinar e discutir. “Estamos aqui para pensar a educação num sentido amplo e definir ações podem ser feitas para melhorar. O nosso objetivo é fazer de Governador Mangabeira uma cidade educadora”, explicou.

O vice-prefeito, Orlandinho Leite, desejou todos estivessem abertos à discussão e que dali surgissem as melhores propostas para o município. O prefeito Marcelo Pedreira afirmou que este é um modelo diferenciado de gestão pública, onde a sociedade tem liberdade e voz para participar da tomada de decisões, e reiterou que o Governo da Mudança está sempre aberto para ouvir as críticas e sugestões da população. “Não tenham acanhamento de falar. Quanto mais a gente ouve as experiências das pessoas, mais podemos seguir por um caminho de acertos, construindo as praticas que vão nos levar a construir um município melhor”, declarou.

Marcelo disse ainda que fica feliz em ver, tão rápido, os resultados positivos da Jornada Pedagógica, que recebeu muitos elogios dos educadores participantes. “Tivemos a oportunidade de trabalhar o aperfeiçoamento, a integração da equipe e a construção de um objetivo que não pode ser apenas do governo, mas de toda a sociedade, compreendendo que não há outro caminho para a prosperidade que não passe pela educação”, defendeu.

Após a solenidade de abertura, foi a vez do momento cultural, onde os facilitadores do Programa Novo Mais Educação apresentaram uma paródia. Em seguida, a leitura do Regimento Interno, que foi aprovado por unanimidade. A professora e avaliadora educacional do Estado, Fernanda Argolo, ficou responsável pela palestra magna, onde falou sobre cada Eixo Temático deu algumas orientações para a discussão das propostas. A palestrante elogiou a participação popular no evento. “Fico muito feliz em ver a grande representatividade da sociedade aqui. Governador Mangabeira está apresentando um diferencial em relação a outros municípios. Geralmente, só os professores vão”, enalteceu.

Já na parte da tarde, foram divididos os grupos para discussão dos Eixos Temáticos e elaboração das propostas. Após a votação das propostas, foram eleitos os delegados que deverão participar da Conferência Estadual de Educação 2018, ainda sem data prevista para acontecer.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed