Governo da Mudança capacita auxiliares e técnicos em saúde bucal

Com o objetivo de humanizar o atendimento odontológico no CEO e nas unidades básicas de saúde, bem como minimizar os riscos inerentes ao trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde do Governo da Mudança realizou na última terça, (14), o Minicurso de Capacitação para Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal. Os temas tratados foram as Relações Interpessoais; o Papel do ASB – Auxiliar em Saúde Bucal e do TSB – Técnico em Saúde Bucal na Unidade Básica de Saúde e Biossegurança. O curso foi ministrado pelos acadêmicos em Odontologia, Miquéias Nery, Ítalo Novaes e Huendel Geraldo, sob a supervisão de Dr. Valdir Lopes.

A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção de profissionais e pacientes, com o objetivo de minimizar as situações de risco. Já nas relações interpessoais, o foco é a humanização do atendimento aos pacientes, com ênfase no respeito, empatia, e bom acolhimento. Desta forma estreita-se a relação entre a equipe e os pacientes, fazendo com que se sintam bem cuidados. Nesse aspecto, os auxiliares e técnicos em saúde bucal assumem importante papel na criação de laços que facilitem a humanização do atendimento.