Equipe do Centro de Atenção Psicossocial celebra Janeiro Branco

Buscando alertar sobre a importância de manter a saúde mental, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou, nesta quinta-feira (09), uma atividade em homenagem ao Janeiro Branco. O Janeiro Branco é uma campanha que visa chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental, incentivando a prevenção do adoecimento emocional.

Durante a manhã, aconteceu uma dinâmica onde funcionários e usuários do CAPS falavam em voz alta um sentimento bom que representava a cada um naquele momento, o qual era escrito e adicionado ao mural para que fosse possível relembrar sempre que a pessoa quisesse. Segundo à assistente social Eline Peixoto “É necessário falar sobre saúde mental para evitar e minorar o adoecimento emocional da humanidade.”

A ação também contou com a participação da enfermeira Lainara Lopes, coordenadora da Atenção Básica, que conversou com os usuários sobre como as emoções podem atrapalhar ou ajudar na saúde mental. Para ela é importante conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, não apenas em janeiro, mas durante todo o ano. Destacou também que a Secretaria Municipal de Saúde está incentivando ações que levem ao cuidado da saúde mental e as Unidades de Saúde dispõem de um psicólogo uma vez a cada mês para dar esse auxilio tão importante, pois uma vez que o paciente apresente uma patologia mental, caso não seja tratado rapidamente isso pode atingir a parte física e levar o indivíduo ao adoecimento severo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed