Entrega da Escola Vereador Luiz Santos Oliveira movimenta o bairro do Portão

Seguindo o cronograma de requalificação de escolas municipais, o Governo da Mudança entregou, na manhã de ontem (19), a Escola Vereador Luiz Santos Oliveira, no bairro do Portão. Com um investimento de 200 mil reais, a escola recebeu uma reforma completa que modificou toda a sua estrutura.

A gestora da escola, Neusa Coutinho, fez a abertura e agradeceu à Prefeitura Municipal pela obra. Ela também disse que a reforma permitirá à equipe desenvolver o trabalho com excelência e se dirigiu aos alunos. “Essa escola é de vocês. Tomem posse dela, zelem por ela, se empenhem para alcançar os melhores resultados. Vocês são muito especiais, porque estão tendo o privilégio de estudar em uma escola melhor e mais bonita, no nível de uma escola particular” enalteceu.

O secretário Ribamar Rodrigues apresentou alguns números que comprovam a evolução da escola. “Aqui nós encontramos 38 alunos, a escola prestes a fechar, porque a população não acreditava no ensino que era ministrado. Hoje, estamos com mais de 160 alunos e isso é gratificante”, revelou.

Ele disse ainda que o governo se preocupa com o bem estar das pessoas, por isso o cuidado em fazer um espaço humanizado, que possa também servir à comunidade, colocando a escola à disposição para realização de eventos. “Isso aqui é do povo de Governador Mangabeira e o povo tem que saber cuidar, zelar para que todas as 27 unidades cheguem a esse status”, alertou. O secretário também reforçou que não há escola melhor que a outra e, por isso, não há necessidade de sair do bairro para estudar no centro da cidade e pediu que os pais confiem na equipe e no ensino ministrado no local.

O prefeito Marcelo Pedreira lembrou o compromisso assumido com o Portão e destacou que, nestes 15 meses, o bairro recebe mais atenção e cuidado que nos últimos oito anos. Marcelo falou ainda da felicidade em entregar uma obra tão importante e desejada como a reforma da Escola. “Ouvimos hoje testemunho de professores que conheciam a escola antes e ficaram impactados com a transformação. Eu estava triste e envergonhado com a situação em que ela se encontrava. A entrada em um corredor apertado, não tinha instalações sanitárias dignas e suficientes para todos, as salas eram quentes e mal arejadas, telhado e pisos quebrados”, recordou.

Ele também destacou que a preocupação com o nível da educação vai além, como capacitação de professores, ampla oferta de merenda, fardamento e material didático de qualidade, transporte eficiente e apoio a projetos e programas como o Novo Mais Educação. “Pouco a pouco, vamos construindo o caminho que levará Governador Mangabeira a um futuro melhor”, comemorou.

O ex-vereador Luiz Santos Oliveira, patrono da escola, também elogiou o trabalho. “Todos os prefeitos que passaram por aqui pintaram o prédio, mas não fizeram uma reforma de qualidade como estamos vendo aqui hoje”, defendeu.

A entrega contou ainda com apresentações culturais e homenagens preparadas pelos alunos, que entregaram ao secretário de Educação uma placa de agradecimento.

Estiveram presentes também: o vice-prefeito, Orlandinho Leite; os secretários do governo municipal; o presidente da câmara e demais vereadores; a ex-prefeita de Cabaceiras do Paraguaçu, Romildes Machado; servidores da Prefeitura Municipal; lideranças e representantes de diversas comunidades; pais de alunos e representantes da imprensa.

Por Simone Santos – AGECOM//Governador Mangabeira