CMS promove VI Conferência Municipal de Saúde no Clube Cultural.

Na manhã de hoje (19), aconteceu a primeira parte da VI Conferência Municipal de Saúde no Clube Cultural. A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cyrlene Rodrigues, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância do evento e desejando que o dia fosse produtivo para todos.

Logo depois, o Prefeito Marcelo Pedreira, parabenizou os Profissionais de Saúde pelos excelentes serviços prestados à população durante a pandemia causada pelo coronavírus, ressaltou a identidade que a saúde municipal está tomando, haja vista que os investimentos estão sendo feitos para nos tornar, na medida do que for possível, independentes. Marcelo destacou a informatização da pasta através do e-SUS, a valorização dos colaboradores da pasta e disse que todos os investimentos feitos, levaram ao resultado expressivo, de primeiro lugar em saúde na região e vigésimo terceiro lugar na Bahia. “com muita garra e determinação, vocês mostraram que Governador Mangabeira, com menos recursos financeiros, menos material humano, está dando certo.” Declarou.

Continuando, o Secretário de Saúde, Tiago Mendonça, iniciou sua fala destacando os avanços realizados na pasta, desde o ano de 2017. Tiago trouxe números atualizados sobre a saúde, que demonstram o trabalho árduo, mas correto, que a Sesau vem realizando com responsabilidade, pois o SUS é de todos. O Secretário parabenizou os profissionais pelo desempenho consolidado pelos indicadores e ressaltou que é possível fazer ainda mais, pois, temos capacidade operacional de melhorar o que já está bom. Segundo ele “hoje nós podemos contar com uma saúde de qualidade, reconhecida não só pelos números, mas também por quem mais importa, que é a população”. Concluiu.

Ao final da manhã, o palestrante Cristiano Soster, que é Coordenador de Apoio e Desenvolvimento da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab, tratou a respeito do tema da conferência: “O SUS é de todos: Garantia de acesso e melhoria da qualidade em todos os níveis de atenção à saúde”, além de falar da importância dos dados conseguidos através do sistema de informatização, destacando, que isso não terá serventia, se não for alinhado com o caráter humanitário do processo.