CAPS – Centro de Atenção Psicossocial celebra Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No dia 24 de maio, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial realizou evento em celebração ao 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. É um dia de luta contra os manicômios, grandes unidades hospitalares (a maioria delas privadas) onde as pessoas são encaminhadas e sentenciadas a aguardar o fim de suas vidas. Maus tratos, torturas, negligência, afastamento de familiares, negação de identidades, exclusão de projetos de vida, racismo institucional e violência sexual foram, e ainda são, práticas comuns nessas instituições.

Iniciado há cerca de 30 anos, o Movimento Antimanicomial cresceu com a redemocratização do país e construiu força social suficiente para iniciar um processo de mudança de paradigma do cuidado em saúde mental, com a consequente mudança nas legislações e políticas de saúde. Defende a compreensão do ser humano em sua dignidade e no respeito a seus desejos e história. Defende um país sem manicômios.

CAPS em Mangabeira: um novo modelo de atenção à saúde mental

Em Governador Mangabeira, a Secretaria de Saúde, através do CAPS, propõe um modelo de atenção à saúde mental baseado no respeito ao ser humano, no envolvimento da família e da comunidade, integrando o paciente, ressocializando-o, fazendo com que readquira a capacidade de interagir com o mundo. Um modelo humanizado de saúde mental.

O CAPS fica na Rua Cesario Costa, na entrada do Bonsucesso e oferece consultas com psicólogo e psiquiatra; terapias com propostas de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras; serviços como distribuição de medicamentos, assistente social, oficinas e orientações sobre diversos direitos, entre eles os dos programas sociais, benefícios e serviços previdenciários; programas de estreitamento do vínculo familiar e comunitário.

Dia de lutar e de sonhar com uma nova vida

Foi um dia de muita troca de experiências, dinâmicas e atividades artísticas e culturais. Dia de lutar pelo direito a uma vida digna e feliz. Cerca de 100 pessoas curtiram a aula de Zumba com a educadora física Tatiane e o Coral de Libras da FADBA. Teve momento sério para ouvir e bater um papo com o Pastor Jesiel, estudante de medicina da UFRB, que falou da relação entre saúde mental, física e espiritual. Mas eles curtiram mesmo foram as dinâmicas com os estudantes da FADBA, Gabriela, Aldones e Raquel, o show de voz e violão com Wellington e Raul e o concurso de talentos.

Estiveram presentes o Vereador Fábio de Telinho, as Conselheiras Tutelares Marajoara e Elise, Márcia Rezende do Centro Médico, França coordenador da APAE junto com os usuários da instituição, o Secretário de Saúde Tiago Pedreira, a coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, Cléria e as Freiras da terapia comunitária.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed