CAPS – Centro de Atenção Psicossocial celebra Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No dia 24 de maio, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial realizou evento em celebração ao 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. É um dia de luta contra os manicômios, grandes unidades hospitalares (a maioria delas privadas) onde as pessoas são encaminhadas e sentenciadas a aguardar o fim de suas vidas. Maus tratos, torturas, negligência, afastamento de familiares, negação de identidades, exclusão de projetos de vida, racismo institucional e violência sexual foram, e ainda são, práticas comuns nessas instituições.

Iniciado há cerca de 30 anos, o Movimento Antimanicomial cresceu com a redemocratização do país e construiu força social suficiente para iniciar um processo de mudança de paradigma do cuidado em saúde mental, com a consequente mudança nas legislações e políticas de saúde. Defende a compreensão do ser humano em sua dignidade e no respeito a seus desejos e história. Defende um país sem manicômios.

CAPS em Mangabeira: um novo modelo de atenção à saúde mental

Em Governador Mangabeira, a Secretaria de Saúde, através do CAPS, propõe um modelo de atenção à saúde mental baseado no respeito ao ser humano, no envolvimento da família e da comunidade, integrando o paciente, ressocializando-o, fazendo com que readquira a capacidade de interagir com o mundo. Um modelo humanizado de saúde mental.

O CAPS fica na Rua Cesario Costa, na entrada do Bonsucesso e oferece consultas com psicólogo e psiquiatra; terapias com propostas de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras; serviços como distribuição de medicamentos, assistente social, oficinas e orientações sobre diversos direitos, entre eles os dos programas sociais, benefícios e serviços previdenciários; programas de estreitamento do vínculo familiar e comunitário.

Dia de lutar e de sonhar com uma nova vida

Foi um dia de muita troca de experiências, dinâmicas e atividades artísticas e culturais. Dia de lutar pelo direito a uma vida digna e feliz. Cerca de 100 pessoas curtiram a aula de Zumba com a educadora física Tatiane e o Coral de Libras da FADBA. Teve momento sério para ouvir e bater um papo com o Pastor Jesiel, estudante de medicina da UFRB, que falou da relação entre saúde mental, física e espiritual. Mas eles curtiram mesmo foram as dinâmicas com os estudantes da FADBA, Gabriela, Aldones e Raquel, o show de voz e violão com Wellington e Raul e o concurso de talentos.

Estiveram presentes o Vereador Fábio de Telinho, as Conselheiras Tutelares Marajoara e Elise, Márcia Rezende do Centro Médico, França coordenador da APAE junto com os usuários da instituição, o Secretário de Saúde Tiago Pedreira, a coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, Cléria e as Freiras da terapia comunitária.

Últimas Notícias

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Pular para o conteúdo