Bolsa Família protege famílias carentes e incrementa economia do município

Na última terça, (11), a Secretaria de Assistência Social e o Bolsa Família entregaram novos cartões a 96 mães de família que vivem em situação de vulnerabilidade social. O prefeito Marcelo Pedreira destacou as ações que vem sendo desenvolvidas para criar um amplo sistema de proteção social. E o Secretário José Santana ressaltou como estas ações contribuem para a reinserção destas famílias.

Os relatórios mais recentes do Bolsa Família em Governador Mangabeira apontam para a diminuição dos índices de mortalidade infantil e a crescente participação das famílias no atendimento das condicionalidades, na saúde e educação, que garantem a permanência no programa. Os dados mostram que, depois da implementação do Vetor de Disciplina no CEAG, houve melhora significativa na frequência escolar.

O BOLSA FAMÍLIA EM MANGABEIRA

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que atende famílias em situação de extrema pobreza e pobreza. Em Mangabeira existem 2.915 famílias beneficiárias, que equivalem a 33,56% da população total do município. Destas, 824 famílias estariam em condição de extrema pobreza se não fizessem parte do programa.

No mês de abril de 2019 foram transferidos R$ 474.308,00 às famílias. Isso transforma o Bolsa Família num importante estímulo à atividade econômica do município, incrementando as vendas do comércio e a geração de empregos. Conforme estudo realizado pelo IPEA, a cada R$ 1,00 transferido às famílias do programa, o PIB municipal tem um acréscimo de R$ 1,78. Mangabeira tem 4.934 famílias inseridas no Cadastro Único. E de 2017 a abril de 2019 foram contempladas 906 famílias no Programa.

COMPROMISSO COM A SAÚDE E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Quando uma família entra no programa, ela e o poder público assumem compromissos para garantir o acesso das crianças e adolescentes à saúde e à educação:
• Crianças até 7 anos devem ser vacinadas e acompanhadas no peso e altura;
• Gestantes precisam fazer o pré-natal;
• Frequência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;
• Frequência escolar mínima de 75% para adolescentes que recebem o BVJ.

Mangabeira tem 2.960 crianças e adolescentes para acompanhamento das condicionalidades de educação. Dessas, foram acompanhadas 2.845, uma cobertura de 96,11%. A média nacional é de 93,81%. O município possui, portanto, um acompanhamento da frequência escolar muito bom, acima da média nacional. Na saúde, dos 2.570 beneficiários, o município conseguiu acompanhar 2.488, uma cobertura de 96,81%. A média nacional é de 77,15%. Assim, o município possui um acompanhamento da saúde muito acima da média nacional.