Sessão Solene homenageia aniversário de Otávio Mangabeira, na Câmara de Vereadores.

Abertura da Jornada Pedagógica 2020 tem noite de confraternização e reflexão

fevereiro 6th, 2020 by

 

Na noite de ontem (5), aconteceu a abertura da Jornada Pedagógica 2020. Com o tema: Competências Socioemocionais na Educação: Exercendo o altruísmo e a empatia, realizada pela Equipe técnica pedagógica da Secretaria de Educação, foi um importante momento de confraternização entre os profissionais que atuam no Sistema Municipal de Ensino.

O objetivo da jornada é realizar diversas vivências, que desenvolvam nos profissionais de educação o sentimento de valorização pessoal, a fim de promover uma reflexão prática do seu papel no processo de ensino e aprendizagem e na construção social da comunidade a qual está inserido.

Além disso, o momento foi utilizado para comemorar os resultados positivos alcançados até aqui, como o cumprimento da meta do IDEB e o 18° lugar em Eficiência em Educação entre 412 municípios baianos, e a nota 4,1 acima da média estadual no IOEB. Além disso, o evento também foi um momento de reflexão e aprendizado promovidos pela palestra magna.

De acordo com o secretário Ribamar Rodrigues, os últimos 3 anos foram desafiadores, a Prefeitura investiu muito na estrutura das escolas e na formação de educadores, construiu a sede da Secretaria de Educação. Ele também falou de todas as conquistas alcançadas graças ao empenho de todos.

Já o prefeito Marcelo Pedreira, trouxe uma palavra de agradecimento, destacou que o maior legado que pretende deixar ao final da sua gestão é a transformação pelo conhecimento e, por isso, tem investido pesado na educação. Ele também falou que, nestes 37 meses, muitas conquistas já foram alcançadas e creditou à equipe os resultados positivos.
Segundo o prefeito, uma de suas maiores alegrias é saber que agora os alunos tem, não uma merenda, mas uma refeição escolar que pode ser repetida por eles. Isso é importante, pois em muitos casos infelizmente, a merenda feita na escola é a principal refeição do dia.

O Especialista em análise de perfil comportamental, Neylon Barbosa, esteve presente, para compartilhar o seu conhecimento na palestra magna com o tema: O poder da comunicação como porta de entrada para as emoções e se declarou muito feliz em ver uma cidade tão preocupada com a educação, mesmo não contando com um grande volume de recursos se comparado a outras cidades. O palestrante destacou os cinco pontos essenciais para que os educadores possam conseguir abrir as portas e acessar as emoções dos alunos.

A Jornada Pedagógica acontece até a próxima sexta-feira (7) e vai promover palestras e oficinas para todos os profissionais que compõem o Sistema Municipal de Educação, além de avaliações e planejamentos para o ano letivo.

--> --> -->